terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Arbitro do Mês Fevereiro - André Baltazar



                                                                                     (André Baltazar ao centro)


Dados Pessoais

Nome e idade?
André Baltasar, 31 anos

Estado civil?
Solteiro e bom rapaz

Qual a tua actividade profissional?
Técnico Administrativo na Santa Casa da Misericórdia de Ourique

Existe outra profissão que gostasses de exercer?
Neste momento não, pois estou a exercer para a qual estudei.

Cidade de nascimento, local onde moras e onde gostarias de viver? 
Nasci em Beja, neste momento vivo em Santa Luzia.

Gostos pessoais

Qual a tua viagem de sonho?
México

Que passatempos é que tens?
Ver futebol, ver futebol e ainda ver futebol.
Gostas de artes (cinema, literatura, música, escultura, etc.)? O que recomendas?
Não sou apreciador!!

Curiosidades

À mesa: Qual a iguaria que mais te agrada?
Polvo a Lagareiro

Uma Mulher que consideres. Porquê?
A minha avó, pois estou com ela desde sempre!

Um Homem que consideres. Porquê?
O meu avô e o meu pai por razões óbvias!

Quais tuas maiores qualidades? E teus maiores defeitos?
Qualidades a minha sinceridade e a minha simpatia, defeitos são bastantes mas fico me por a teimosia.

Se encontrasses uma Lâmpada de Aladino, quais seriam teus 3 desejos?
Ficava me por um desejo, saúde para todos nós, pois o resto vem por acréscimo e sem saúde …..

Qual o teu clube do coração?
Grupo Desportivo de Santa Luzia

Praticaste algum desporto federado?
Não

Arbitragem

Como vieste parar á arbitragem?
Por influencia do António Guerreiro e do César Leitão, pois eles já apitavam no Inatel e na altura que surgiu a oportunidade de tirar o curso nós estudávamos juntos e eles convenceram me a avançar, mas nunca me passou por a cabeça ser arbitro de futebol, pois como todo o adepto comum eu era um critico acérrimo!

Há quantos anos és arbitro e em que categoria estás?
14 anos de arbitragem, neste momento sou C3 Elite

Qual o teu primeiro jogo? Quem eram os colegas?
Foi um jogo de Juvenis em Odemira, o arbitro desse jogo foi o Benedito de Aljustrel, o outro colega já não me recordo ambos retirados, como arbitro o meu 1º jogo foi um São Domingos – Ficalho para a 2ª Divisão Distrital com os colegas Silvério Albino e António Guerreiro e com observação!

Qual a tua melhor classificação?
Felizmente tenho algumas das quais me orgulho em especial a nível distrital, mas a melhor foi um 27º lugar na finda 3ª divisão Nacional num quadro composto por 150 árbitros e sendo este o meu ano de estreia como árbitro a nível nacional o que me garantiu na altura a subida á 2ª Divisão Nacional.

O que esperas no futuro da tua carreira de árbitro?
Desfrutar jogo a jogo e acima de tudo divertir-me!

Partilha uma história que te tenha acontecido na arbitragem?
Felizmente tenho varias em especial com o António Guerreiro e o César Leitão, dava para escrever um livro, recordo me de um jogo em Mértola de Iniciados num domingo de manha, em que o arbitro desse jogo foi o César, quando estamos formados ele jogou a mão ao bolso e não tinha o apito para a saudação, e os AAS também não tinham levado, então lá teve o rapaz de ir ao balneário buscar o apito enquanto nós ficamos formados.

Um conselho aos árbitros jovens?
Faço das palavras do Miguel as minhas, trabalho e dedicação mas nunca esquecendo os estudos pois apesar de gostarmos bastante da arbitragem não passa de um “passatempo”.

Nomeia um colega para ser o entrevistado do próximo mês.

Nomeio o meu melhor amigo, César Leitão.

Sem comentários: