terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Arbitro do Mês Janeiro - Miguel Figueiredo


O NAFAN dá aqui inicio ao projecto "Arbitro do mês". 
Uma entrevista informal que visa dar a conhecer melhor os árbitros seus associados.

Devido a esta ser a primeira publicação, houve alguns problemas técnicos a resolver pelo que a sua publicação chega com alguns dias de atraso.
Doravante esperamos publicar sempre no mês corrente.
O arbitro entrevistado irá "nomear" o próximo colega.

Então vamos conhecer o Miguel



Dados Pessoais

Nome e idade?  
Miguel Figueiredo 33 anos 

Estado civil?  
Solteiro 

Qual a tua actividade profissional?  
Médico Veterinário - Delegado comercial de medicamentos veterinários.  

Existe outra profissão que gostasses de exercer?  
Neste momento não! Gosto do que faço. Em pequeno gostava de ter sido piloto de aviões! Ahah 

Cidade de nascimento, local onde moras e onde gostarias de viver?  
Nasci em Lisboa, mas fui criado em Setúbal. Tirei o curso em Lisboa onde vivi 7 anos e depois vim viver para o Alentejo, mais concretamente para Castro Verde. Neste momento vivo em Beja. Gostava de viver mais perto do mar, mas por agora a conjuntura pessoal e profissional não o permite.  

Gostos pessoais

Qual a tua viagem de sonho?  
Gostava de ir à Austrália! Penso que é um país fantástico com muitas maravilhas naturais e onde o Homem soube integrar-se sem "estragar" muito. 

Que passatempos é que tens?  
Gosto de passear ao ar livre, na natureza e normalmente acompanho-me com o meu fiel amigo, o meu cão. Adoro pescar, mas tenho ido cada vez menos pois Beja está um pouco longe do mar...  

Gostas de artes (cinema, literatura, música, escultura, etc.)? O que recomendas? 
Sou viciado em filmes e séries. O meu filme favorito até hoje foi o Braveheart e série Guerra dos Tronos (já estou ansioso pela próxima temporada!) 

Curiosidades 

À mesa: Qual a iguaria que mais te agrada? 
Gosto muito de comida típica alentejana, provavelmente favas será o número 1!

Quais tuas maiores qualidades? E teus maiores defeitos? 
Sou muito calmo... Raramente fico nervoso... Penso também que sou simpático e essa é uma qualidade que me reconheço. Defeitos são alguns, mas o maior penso que seja o ser desleixado/desarrumado. “Amanhã logo se faz”... Ahah


Se encontrasses uma Lâmpada de Aladino, quais seriam teus 3 desejos? 
Neste momento os meus desejos são todos a favor do meu filho que está para nascer brevemente. Nada de muito concreto mas desejo que corra tudo bem!


Qual o teu clube do coração? 
 É o Vitória de Setúbal! 

Praticaste algum desporto federado? 
Sim, pratiquei natação no Clube Naval Setubalense durante 11 anos e joguei futebol nos Juvenis do extinto clube Bairro do Liceu em Setúbal. Já na Faculdade, fiz parte da equipa de futebol onde disputei o campeonato universitário de Lisboa. 

Arbitragem 

Como vieste parar á arbitragem? 
Um pouco por acaso. Estava no estágio de mestrado do meu curso e tinha algum tempo livre. Um amigo do meu irmão desafiou-o e eu fui por arrasto mas com muita curiosidade. Gostei e atrevi-me a continuar

Há quantos anos és arbitro e em que categoria estás? 
Sou árbitro desde 2009. Neste momento sou C3. Sou também árbitro de Futebol de Praia que me dá muito prazer arbitrar.

Qual o teu primeiro jogo? Quem eram os colegas? 
O meu primeiro jogo foi um jogo de iniciados em Grândola entre o Grandolense e o Almada. Fiz o jogo com o Rui Ramos e Acácio Guedes. Nessa mesma tarde estreei-me em Seniores no Santiago do Cacém contra o Amora, logo um jogo de grande responsabilidade. Com esses dois colegas fizemos muitos jogos juntos, cerca de 5 épocas fantásticas.

Qual a tua melhor classificação?
Fiquei classificado em 1º lugar no Distrito de Setúbal, sendo então promovido ao Estágio da FPF. Na seguinte época fiquei em 11º do Estágio e ascendi a C2. Depois desci directamente para o distrital e o tombo é muito grande...

O que esperas no futuro da tua carreira de árbitro? 
Neste momento a minha ambição é sentir-me realizado jogo a jogo. Fazer o melhor no momento e divertir-me acima de tudo. Mas sempre com a responsabilidade que a função acarreta.

Partilha uma história que te tenha acontecido na arbitragem? 
Já tive muitas aventuras na arbitragem, algumas das quais não são reproduzivéis!
Recordo-me de num jogo, enquanto árbitro assistente, estranhei o árbitro interromper sem motivo aparente. De seguida vejo-o a dar um sprint na direcção do balneário e enfiar-se lá dentro. Todos ficámos surpreendidos e sem perceber o porquê. Eu que era o AA mais perto do balneário fui ao seu encontro indagar a situação. Tinha tido uma cólica e estava na casa de banho a sofrer! Conseguiu recompor-se e voltar para o campo e retomar o jogo mas não se livrou de um gozo geral e uma história para a vida de quem assistiu aquela cena mirabolante.

Um conselho aos árbitros jovens? 
Levem os jogos com responsabilidade, preparando-se o melhor possível. Refiro-me a Leis de Jogo e estar bem fisicamente. Mas não se iludam e não se desleixem na escola ou no trabalho, nem com a família ou amigos pois no final de contas a arbitragem é apenas um hobbie! 

Nomeia um colega para ser o entrevistado do próximo mês. 
Passo a bola ao meu amigo André Baltazar que trata a bola como ninguém!




Sem comentários: