segunda-feira, 4 de março de 2019

Arbitro do mês


O NAFAN retoma a iniciativa "Arbitro do mês"  que têm por base uma entrevista informar a um Arbitro seu associado.

Desta feita o escolhido foi Fábio Carapuça, Arbitro C2 do quadro de Futsal da FPF.

 


Dados Pessoais

Nome e idade?
Fábio Carapuça 30 anos

Estado civil?
Solteiro

Qual a tua actividade profissional? Existe outra profissão que gostasses de exercer?
Atualmente e infelizmente, desempregado.

Cidade de nascimento, local onde moras e onde gostarias de viver? 
Nasci em Évora, vivo em Cuba e gosto de onde vivo

Gostos pessoais

Qual a tua viagem de sonho?
Havana, Cuba

Que passatempos é que tens?
Corrida

Gostas de artes (cinema, literatura, música, escultura, etc.)? O que recomendas?
Gosto de cinema e música. Filmes de Ação

Curiosidades

À mesa: Qual a iguaria que mais te agrada?
Gosto de umas boas migas alentejanas

Uma Mulher que consideres. Porquê?
A mulher que mais considero é a minha mãe, porque é a ela que eu devo tudo o que sou hoje.

Um Homem que consideres. Porquê?
Há semelhança da resposta anterior, o homem que mais considero é a meu pai, porque é a ele também que eu devo tudo o que sou hoje.

Quais tuas maiores qualidades? E teus maiores defeitos?
Isso é bem mais fácil em ser os outros a responder mas acho que sou um bom amigo, uma pessoa que podem sempre contar, seja para o bem ou para o mal e o meu maior defeito é a teimosia.

Se encontrasses uma Lâmpada de Aladino, quais seriam teus 3 desejos?
Poderia ser fácil dizer dinheiro, império, mas o que gostava mesmo era que deixasse de haver fome no mundo, acabar com a corrupção que existe em todos os níveis e ter saúde.

Qual o teu clube do coração?
O clube do coração é o clube da minha terra, Sporting Clube de Cuba

Praticaste / Praticas algum desporto?
Atualmente participo em corridas por gosto, mas já joguei futebol federado e futsal, andebol e voleibol a nível do desporto escolar.

Arbitragem

Como vieste parar á arbitragem?
Vim para a arbitragem a insistência de meu grande amigo Eduardo Leão, pois ele é que me convenceu a tirar o curso de árbitro de futsal.

Há quantos anos és arbitro e em que categoria estás?
Sou árbitro há 8 anos e atualmente estou na categoria C2.

Qual o teu primeiro jogo? Quem eram os colegas?
O meu primeiro jogo como árbitro a nível distrital foi o Vila Ruiva vs Alfundão, sendo o 1º arbitro o Daniel Galego.
A nível nacional foi um jogo feminino, Estrelas do Feijó vs Fátima com o colega José de Sá e o cronometrista Eduardo Leão

Qual a tua melhor classificação?
A minha melhor classificação foi na época 2016/2017 tendo ficado em 17º classificado em 120 árbitros na categoria C2

O que esperas no futuro da tua carreira de árbitro?
O que mais espero é que seja longa, mas gostava de ter a oportunidade de chegar à categoria C1

Partilha uma história que te tenha acontecido na arbitragem?
Assim que me recorde não me lembro de nada… todos os jogos tem uma história e que nos vai marcando. Espero ter ainda muitas histórias destas e sempre com o dever cumprido.

Um conselho aos árbitros jovens?
Nunca desistam. Não é fácil ser arbitro. É sempre mais fácil criticar os árbitros quando não se vence do que aceitar os próprios erros e/ou falhanços

Nomeia um colega para ser o entrevistado do próximo mês.

Não podia deixar de nomear o meu grande amigo e a pessoa responsável pela minha entrada na arbitragem, Eduardo Leão 


Sem comentários: