terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Futebol: Fernando Dionísio contesta "mau perder" das grandes associações


Está instalada a confusão depois da Assembleia Geral (AG) extraordinária da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) de sábado, 31 de Janeiro, onde foram aprovados os novos modelos competitivos.Tudo porque da reunião resultou a aprovação de duas propostas: a da direcção da FPF (que previa a criação de uma 3ª divisão pró-nacional, com uma primeira fase distrital ou regional) e depois a da Associação de Futebol do Algarve, onde a 3ª divisão é extinta a partir de 2010-2011, com os campeões distritais a subirem de imediato à 2ª divisão.Contudo, esta segunda proposta carece ainda de ser aprovada numa outra AG da FPF, uma vez que não constava na ordem de trabalho da sessão de sábado.E é precisamente este facto que está a gerar muita confusão.Uma situação que não se justifica, na opinião do presidente da Associação de Futebol de Beja (AFB), que votou contra a proposta da direcção da FPP mas aprovou o modelo sugerido pela associação algarvia por considerá-la um "mal menor" para o futuro do futebol distrital.Acrescenta Fernando Dionísio [na foto] que a confusão que se instalou depois se deve ao "mau perder" das maiores associações.Por isso mesmo, o presidente da associação bejense admite mesmo que, nesta altura, "tudo é possível", pois já viu serem dadas muitas "cambalhotas" em matérias desta natureza.

4 comentários:

Unknown disse...

A CONFUSÃO ESTÁ INSTALADA
Com espanto comecei a ler as noticias da Assembleia da Federação Portuguesa de Futebol, realizada no sábado, dia 31 de Janeiro, no domingo de manhã. As primeiras noticias veiculadas pela Comunicação Social, confesso deixaram-me triste e desiludido.
Hoje ao tomar conhecimento do Comunicado da Associação de Futebol do Algarve, o qual reivindica a sua proposta como a vencedora naquela Assembleia, fiquei deveras espantado e preocupado. Como é possível tanta gente naquela Assembleia não se ter apercebido de uma duplicação de votação. A A.F.Algarve, diz agora que a sua proposta foi aprovada na especialidade e a proposta da FPF foi aprovada na generalidade, confesso que não percebo esta argumentação e como tal doi-me que um Órgão como este meta os pés pelas mãos e apareça a defender uma situação tão aberrante quanto esta. Ora, a Assembleia Geral tinha uma ordem de trabalhos com três pontos. O 3º ponto, o mais polémico, tinha o seguinte teor: APRECIAÇÃO E VOTAÇÃO DE UMA PROPOSTA DE ALTERAÇÃO AO QUADRO COMPETITIVO DO FUTEBOL SENIOR (II E III DIVISÃO), APRESENTADA PELA DIRECÇÃO DA FPF.
Ora bem, a referida proposta é clara e objectiva e foi aprovada por maioria.
Porque razão a A.F.Algarve de seguida apresenta uma outra proposta que visa alterar também o QUADRO COMPETITIVO DO FUTEBOL SÉNIOR, diferente na substância daquela da Federação.
Temos aqui um erro clamoroso na condução dos trabalhos da Assembleia Geral, ou seja, se já havia sido aprovada uma proposta cujo filosofia era a mesma mas de articulado diferente, não compreendo porque razão esta proposta foi aceite pela Mesa e porque razão nenhum sócio da Federação reparou nesta anomalia.
Na minha opinião esta Assembleia está ferida de morte e portanto anulada. Ainda bem que este clamoroso erro ocorreu porque assim volta tudo a primeira forma. Esta, se funcionar a legalidade, é a realidade. Não tenho formação juridica, tenho a formação apreendida em Assembleias Gerais e penso que chega para compreender que as decisões ali tomadas não são legais. Reforço o que digo acima, ainda bem que isto aconteceu porque naturalmente as decisões não têm qualquer validade.
Entretanto e de acordo com o Regulamento da FPF em vigor no que se refere à data limite para alteração dos campeonatos, o dia limite é o dia 31 de Janeiro, sendo assim uma vez que tal aconteceu já não é possível reunir a Assembleia Geral em prazo legal para decidir sobre os QUADROS COMPETITIVOS relativamente à época de 2009/2010.
ESCREVEU-SE DIREITO POR LINHAS TORTAS.
A confusão está instalada e vamos ver qual ou quais os argumentos que vão ser dirimidos e no final quem é que tem razão. Todavia, os Clubes continuam domingo a domingo a disputarem os seus campeonatos e à espera que a situação seja clarificada. Se fosse eu a mandar decidia assim: ESTÁ TUDO ANULADO. VAMOS CONVERSAR, FAZER UM AMPLO DEBATE SOBRE ESTA MATÉRIA PARA NÃO DECIDIR LEVIANAMENTE. ASSIM É QUE É DEMOCRÁTICO, CORRECTO E SERVE O INTERESSE DE TODOS. OK?
DOMINGOS ESTANISLAU-PRESIDENTE DO CLUBE FUTEBOL BENFICA

Unknown disse...

O FUTEBOL NAO PROFISSIONAL ESTÁ DE LUTO !
Ao votar favoravelmente a alteração dos Quadros Competitivos de Futebol Sénior ( II e III Divisão Nacional) a Assembleia Geral da Federação Portuguesa de Futebol deu em nosso entender, uma grande “machadada” no Futebol não Profissional. A FPF com a justificação de com esta proposta está a ir ao encontro da realidade desportiva e económica do País e das dificuldades financeiras dos Clubes, mais não está do que a sobrepor o Futebol Profissional sobre o Não Profissional. A LPFP( 100 votos) e a APAF (50 votos) ao votarem a favor,ajudaram como "coveiros" do Futebol Nao Profissional, eliminando o Campeonato Nacional da III Divisão Nacional, com a consequente  despromoção obrigatória  na próxima época de 80 Clubes e mais de 100 árbitros da III Divisão Nacional para os Campeonatos Regionais.
O que muda
Época transitória de 2009/10
III DIVISAO NACIONAL
96 Clubes, divididos em 8 séries de 12 equipas(6 do Continente, 1 dos Açores e outra da Madeira).
Campeonato a 2 voltas para apurar os 6 primeiros( que disputam a fase de subida).Sobem 2 Clubes por série (total 16 Clubes) á II Divisao Nacional. São despromovidos aos Distritais 10 Clubes por série (total 80 Clubes)
Época 2010/11
II Divisao Nacional
48 Clubes, divididos em 3 séries de 16 Clubes.O 1º Classificado de cada serie disputará a fase final de apuramento do campeão e sobem 2 ou 3 (mediante acordo com a Liga)á Liga Vitalis. Descem um total de 20 Clubes aos Campeonatos Distritais.
III Divisão Nacional
Foi extinta, nao existirá
Campeonatos Distritais
Sobem 20 Clubes, os vencedores de cada Campeonato distrital, mais 1 da Madeira e outro dos Açores.
Veja abaixo quem ( e como ) votou a proposta na Assembleia Geral de 31.01.09
Sócio da FPF
Como votou
Liga Portug Futebol Profissional
A favor
Aveiro
Contra
Sindicato Jogadores
Abstenção
Sindicato Treinad Futeb
Contra
Assoc. Nac.Dirigentes
Abstenção
Assoc. Nac. Enfermeiros
Abstenção
Assoc. nac. Médicos
ausente
Angra do Heroismo
A favor
APAF
A favor
Algarve
A favor
Beja
Contra
Braga
Contra
Bragança
A favor
Castelo Branco
A favor
Coimbra
Contra
Évora
Contra
Guarda
A favor
Horta
A favor
Leiria
A favor
Lisboa
A favor
Madeira
A favor
Ponta Delgada
A favor
Portalegre
A favor
Porto
A favor
Santarem
A favor
Setubal
Contra
Viana Castelo
A favor
Viseu
A favor
Vila Real
Contra
 
 
Resultados em nº de votos
 
A favor
312
Contra
123
Abstenções
60

Unknown disse...

Ao votar favoravelmente a alteração dos Quadros Competitivos de Futebol Sénior ( II e III Divisão Nacional) a Assembleia Geral da Federação Portuguesa de Futebol deu em nosso entender, uma grande “machadada” no Futebol não Profissional. A FPF com a justificação de com esta proposta está a ir ao encontro da realidade desportiva e económica do País e das dificuldades financeiras dos Clubes, mais não está do que a sobrepor o Futebol Profissional sobre o Não Profissional. A LPFP( 100 votos) e a APAF (50 votos) ao votarem a favor,ajudaram como "coveiros" do Futebol Nao Profissional eliminando o Campeonato Nacional da III Divisão Nacional, com a consequente despromoção obrigatória na próxima época de 80 Clubes e mais de 100 árbitros da III Divisão Nacional para os Campeonatos Regionais.

Unknown disse...

Gilberto Madaíl foi nomeado para mais um cargo na FIFA

Gilberto Madaíl foi nomeado para mais um cargo na FIFA (©FPF )

Madaíl nomeado pela FIFA

Sexta-Feira , 13 Fevereiro 2009

Gilberto Madaíl foi nomeado para a Comissão das Federações Nacionais da FIFA.

O Presidente da Federação Portuguesa de Futebol passa, desta forma, a integrar uma importante comissão do organismo que tutela o futebol mundial, onde são analisadas e debatidas algumas das mais relevantes questões que se colocam a todas as federações de futebol.

Na FIFA, Gilberto Madaíl é também membro do Comité Organizador do Mundial 2010 e, na UEFA, para além de Presidente do Comité das Competições de Selecções e Vice-Presidente do Comité do Futebol Jovem e Amador, é membro do comité executivo, o órgão máximo da entidade que tutela o futebol europeu.