terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Carlos Xistra é o novo internacional



29 ÁRBITROS RECEBERAM INSÍGNIAS DA FIFA



A Federação Portuguesa de Futebol entregou hoje as insígnias aos 29 árbitros internacionais para o ano de 2008. O destaque do "quadro FIFA" vai para Carlos Xistra (futebol) e Eduardo Coelho (futsal) que são os estreantes a nível internacional. Refira-se que dos 29 árbitros que receberam as insígnias, saliente-se as ausências de Olegário Benquerença (viaja amanhã para o Qatar) e dos assistentes José Cardinal, Paulo Januário, Tiago Trigo e José Ramalho.
Decorreu ao final da tarde desta terça-feira, na sede da Federação Portuguesa de Futebol, a entrega das insígnias FIFA aos árbitros internacionais para o ano de 2008, numa cerimónia que contou com a presença do Presidente da FPF, Gilberto Madaíl, o seu homólogo da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, Hermínio Loureiro, do Vice-Presidente Federativo, Amândio de Carvalho, do responsável máximo do Conselho de Arbitragem da FPF, Carlos Esteves, e do Presidente da Comissão de Arbitragem da LPFP, Vítor Pereira.
A entrega de insígnias aos árbitros internacionais é um momento importante para o futebol português e para a arbitragem portuguesa.
Tal como os jogadores ambicionam chegar à selecção e a internacionais, também os árbitros e árbitros assistentes têm esse sonho. Hoje, Carlos Xistra, no Futebol 11, e Eduardo Coelho, no Futsal, atingem esse objectivo [cumprem o primeiro ano como internacionais]", começou por dizer Gilberto Madaíl, no encerramento da sessão.
"Todos os árbitros e árbitros assistentes que aqui estão chegaram ao topo e temos que elogiá-los por isso mas é preciso não esquecer as centenas de outros que, domingo após domingo, em campos por todo o país, nos mais variados escalões e divisões, se esforçam ao máximo para chegar onde vocês chegaram. É importante, neste dia, dar-lhes uma palavra de incentivo", prosseguiu.
Para Madaíl, "é preciso que todos sem excepção se empenhem ao máximo para dignificar o vosso sector em específico, reduzindo ao mínimo as hipóteses de erro. Por outro lado, é preciso que os adeptos, os jogadores, os dirigentes e também os senhores jornalistas percebam quão difícil é decidir numa fracção de segundo e que respeitem as decisões, com genuíno espírito de fair-play", rematou.


Ambição
No final da cerimónia, o presidente da Liga de Clubes, Hermínio Loureiro começou por afirmar que "se Portugal tem os melhores jogadores e os melhores treinadores, também tem de ter a ambição de ter os melhores árbitros". "O caminho da profissionalização e irreversível. Desejo muita sorte ao Carlos Xistra e gostaria também de dar os parabéns ao Olegário Benquerença que vai ter a responsabilidade de participar no Europeu. Ele é um dos árbitros mais jovens do Euro. Espero que no Mundial de 2010 e no Europeu de 2012 tenhamos mais árbitros", finalizou.
in record e fpf