quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Olegário no Euro'2008

Olegário Benquerença foi escolhido pelo Comité de Árbitros da UEFA para estar no Europeu da Suíça e Áustria, que se realiza entre 7 e 29 de Junho do próximo ano. O árbitro de Leiria não será um dos 12 principais, mas foi contemplado com um lugar entre os oito quartos árbitros (o dobro dos que estiveram no nosso Europeu, pela prova ser disputada em dois países).
As boas exibições em jogos de competições entre clubes e o bom desempenho no Mundial de Sub-17, na Coreia, terão motivado a nomeação dos responsáveis pela arbitragem europeia. "Não sendo perfeito, porque isso seria estarmos representados por um trio, é muito positivo", afirmou Vítor Pereira, presidente da Comissão de Arbitragem da Liga, que sublinhou dois aspectos importantes: "O mais novo dos árbitros que estavam pré-seleccionados recebeu uma prova de confiança e tem uma oportunidade para evoluir e ganhar experiência". Como Olegário Benquerença tem idade para estar no Europeu de 2012, esta pode ser mais uma oportunidade para atingir esse objectivo.
Entre os 12 escolhidos não surge qualquer representante da arbitragem francesa e a final, a 29 de Junho, em Viena, será, com certeza, apitada por um árbitro diferente daquele que dirigiu final do Euro'2004, atendendo a que o alemão Markus Merk, que dirigiu o Portugal-Grécia, está de fora por limite de idade.

_

Olegário Benquerença "Não é uma vitória pessoal"

"É uma demonstração de confiança por parte do Comité de Árbitros da UEFA e um reconhecimento pelo trabalho que tenho desenvolvido". Foi este o primeiro comentário de Olegário Benquerença à notícia da nomeação para 4º árbitro no Europeu de 2008. Árbitro top class desde Janeiro de 2006, Olegário salientou que dois dos juízes principais (Frank De Bleeckere e Kyros Vassaras) foram 4º árbitros no nosso Europeu. "Sou dos mais novos do grupo de elite e sabia que era difícil ser escolhido para principal, mas é mais uma oportunidade de trabalhar numa organização daquela dimensão", confessou, enaltecendo o apoio que lhe tem sido dado. "Não é uma vitória pessoal. É de um conjunto de pessoas, como por exemplo os assistentes que colaboraram comigo este ano e como os internacionais portugueses que têm ajudado a cimentar o reconhecimento da nossa arbitragem".
_

Os antecessores - Europeus e Mundiais

José Vieira da Costa Mundial de 1954
Joaquim Campos Mundial de 1958
Joaquim Campos Mundial de1966
Joaquim Campos Europeu de 1968
Saldanha Ribeiro Mundial de 1970
António Garrido Mundial de 1978
António Garrido Europeu de 1980
António Garrido Mundial de 1982
Carlos Valente Mundial de 1986
Carlos Valente Mundial de 1990
Rosa Santos Europeu de 1988
Rosa Santos Europeu de 1992

Vítor Pereira Mundial de 1998
Vítor Pereira Europeu de 2000
Vítor Pereira Mundial de 2002
Lucílio Baptista Europeu de 2004