sábado, 29 de dezembro de 2007

Adão Henriques - O Árbitro da Semana



Adão Salvador Faleiro Henriques,
natural e residente em Beja,
nascido a 12 de Setembro de 1985 (22 anos),
estudante,
é o árbitro da semana!

Adão Henriques, ex- jogadore de Futebol de 11 no C.C.D. Bairro Nossa Senhora da Conceição ligou-se à arbitragem em 2002 ao tirar o curso de árbitro. O seu 1º jogo, e recorda-o com agrado, foi um Safara - Neves na categoria de Juniores, sendo que Manuel Santos era o árbitro e Maria Bárbara o outro assistente. O 1º jogo de seniores como árbitro assistente foi em 2003/04, na 1ª Jornada, Cuba - Piense, António Pardal foi o árbitro e Dinis Gorjão o outro assistente.
Define como ponto mais alto da sua curta carreira um jogo como 2º árbitro entre a Sociedade Almodovarense e o Operário de Rio de Moinhos na Final da Taça de Distrito de Futsal, corria a época de 2005/06, o 1º Árbitro foi Dinis Gorjão e o Cronometrista João Lagoas. É também um dos árbitros de Futsal do distrito. É precisamente uma modalidade que diz nutrir especial paixão pela sua emotividade e disputa, e por isso é presença habitual em vários torneios e maratonas de Futsal que decorrem no distrito na altura do Verão.
Está na sua 6ª época como árbitro (1 como estagiário), sendo que pela 5ª época consecutiva milita na 2ª Categoria Distrital. Terá dificuldades em ultrapassar esta categoria, não pela valia e potencial que é por todos notado, mas sim pelas dificuldades de ordem física que o impedem de ultrapassar com sucesso as provas físicas. É um item que necessita melhorar com urgência, se quiser concretizar outros objectivos de carreira que não seja apenas o de "andar cá pelo gosto".
Hoje Adão arbitra o jogo Ferreirense - Piense, jogo do Campeonato Distrital de Juniores, em que a equipa da casa é o líder do campeonato. Os seus assistentes serão Daniel Lança e Ricardo Diogo.
O Blog do NAFAN deseja ao "Adãozinho" como é carinhosamente tratado pelos colegas, que continue a dignificar a arbitragem com o tem feito até aqui, e que se possível trabalhe afincadamente na parte específica atrás indicada para que o CA da AFB possa contar com a sua real mais valia.