quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Luís Diogo - o Árbitro da Semana

Luís Carlos Vieira Diogo, nascido em Julho de 1986, 21 anos, natural de Beja. É ele o árbitro a merecer destaque esta semana na rúbrica do Blog do NAFAN "O Árbitro da Semana".
Funcionário numa Empresa de Entregas e antigo jogador de futebol no Bairro Nossa Sr.ª da C.ª e Despertar, Diogo está já na 5ª época como árbitro de futebol, tendo-se iniciado como estagiário na época de 2003/04. Em 2004/05, árbitro da 2ª Categoria classificou-se em 2º Lugar e foi promovido ao 1º escalão. Tem já uma razoável experiência também nos campeonatos nacionais, tendo já feito jogos como árbitro assistente de Filipe Aurélio, Luís Lameira e Marco Trombinhas.
Sobrinho do árbitro bejense de 1ª Categoria Nacional de Hóquei em Patins, Jaime Vieira, Luís está inserido numa família de árbitros, sendo que o seu irmão Ricardo, tal como o seu primo Bruno Vieira (filho de Jaime Vieira) são actualmente Árbitros de 2ª Categoria. Também conta na família com André Costa, seu tio e antigo árbitro e observador, e Filipe Costa primo e também ex-árbitro.
No próximo sábado arbitrará o jogo Salvadense - Despertar SC, na 1ª Jornada da Série A da 2ª Divisão Distrital. Como árbitros assistentes contará com a ajuda de Rui Bolinhas e do seu irmão Ricardo Diogo.
_
No antigo Blog em meados de Dezembro de 2006 Diogo foi o árbitro da semana escolhido e o artigo teve os seguintes comentários:
"No meu papel de Observador de àrbitros já tive a oportunidade de avaliar o seu trabalho e posso expressar o meu juizo de valor sobre o Luis. Tem estaleca e valor para singrar na missão que escolheu, deve trabalhar imenso e levar a sério uma carreira que, penso tem valor para alcançar o sucesso. O conselho que uso para incentivar os jovens árbitros é que acreditem neles proprios e não procurem desculpas esfarrapadas nos outros. Força Luis, acredita em ti próprio. Sempre disposto para vos ajudar, naquilo que posso, para que alcancem SUCESSO." Quinta Queimada

"Ser árbitro não é fácil, temos que estar permanentemente atentos ao mundo que nos rodeia, aproveita os ensinamentos que todos os colegas te possam dar. Os bons árbitros também são aqueles que melhor sabem escolher o que de bom os outros fazem, quer dentro de campo quer fora dele. Actualmente não chega saber discernir bem as faltas dentro de campo é necessário muito mais, no dia que em que entenderes isso, não tenho qualquer espécie de dúvida que virás a ser uma referência na nossa arbitragem. Apesar das circunstancias da vida, e não te esqueças, que não há mal que sempre dure, podes tirar da arbitragem aquilo que a vida pouco te têm dado, isto é, muita felicidade. Força, trabalha não regateis esforços e verás que serás compensado." Jaime Vieira

Luís Diogo é actualmente uma jovem promessa da Arbitragem Distrital Bejense! Mas para além do potencial é necessário muito trabalho!