quinta-feira, 25 de outubro de 2007

A opinião de ... José Teodósio

Falando de Futsal
Modalidade jogada por 5 jogadores de cada lado incluido o guarda-redes, dirigido por dois árbitros, um cronometrista e um 3º árbitro e claro está cingido a 18 Leis de Jogo, que são aplicadas pelo árbitro e 2º árbitro ajudados pelo cronomestrista.
Veio esta modalidade ao longo dos anos desabrochando do Futebol de Salão, Futebol de Cinco, etc. Até que se criou o Futsal, sendo os portugueses inventores da junção dos nome que deram origem ao Futsal (como os ingleses inventaram o Football, originando o Futebol), os portugueses pegaram no Futebol de Sala ou Salão e aí está a Origem do nome Futsal. Fomos nós, PORTUGUESES, que demos o nome a este desporto jogado em pavilhões desportivos. Perante esta panorâmica global, viro-me agora para o Futsal jogado no nosso distrito, que vai gatinhando com dez anos de atraso em relação ao Futsal de alguns distritos, neste momento contamos apenas com uma equipa (Baronia) nos nacionais e um Observador de árbitros de Futsal, compete a estes dois elementos representar o Distrito de Beja, claro que não quero de maneira nenhuma esquecer aqueles que já o fizeram e que deixaram obra pela dignidade com que representaram o distrito, mas é pouco muito pouco para uma modalidade que vem servindo de escape no tempo do defeso (Verão) aos jogadores de futebol de onze, para manter a sua actividade fisica apurada. Os jogadores de Futebol de onze que, apenas se servem do futsal e que depois o abandonam até ao terminar de cada época, deveriam respeitá-la e ao menos comparecesse nos pavilhões a apoiar aqueles que ao longo da época se vão aperfeiçoando com a modalidade jogando o dia -a-dia. Não quero menosprezar ninguém apenas que sejam adeptos desta modalidade com respeito e paixão, e quando a pratiquem a respeitem e o façam dignamente.
Debroçando-me no nosso distrital de Futsal, vejo que ainda não começou a competição já gerou polémica a nivel de clubes, enquanto os nossos árbitros se preparam para terem mais condições para arbitrarem jogos de Futsal, (caramba também estamos em iniciação), mas já apresentamos muita qualidade em termos de arbitragem, secalhar uns graus acima do nivel de futsal praticado por alguns clubes.
A luta é de todos árbitros, clubes, treinadores e as grandes vedetas e as principais figuras os jogadores, vamos diminuir o atraso da modalidade recorrendo ao nosso valor, nossa disciplina, nosso brio. Há valores no nosso distrito, não precisamos de copiar nada. Tem a palavra os Treinadores e claro os àrbitros e claro está o respeito mutuo. Fiz-me entender.

José António Quinta Queimada Teodósio
Observador de Arbitros de Futsal e Monitor de Futsal da FPF
Membro da CAT da AFBeja