sexta-feira, 7 de setembro de 2007

Rosa Santos - Grandes Referências da Arbitragem Bejense

Árbitro de elevado gabarito internacional

José Rosa Santos nasceu em Beja a 29 de Maio de 1945.
Apaixonado pelo futebol foi guarda redes do Despertar S.C., decorria a época de 1961/62, passando a defender o Desportivo de Beja em 64/65.
Em 1966 no serviço militar obrigatório prestado em Angola, Rosa Santos é ferido em plena guerra, sendo que lhe foi extraído um pulmão.
Sem ter condição física para voltar ao futebol como jogador, decidiu seguir a carreira de árbitro, estávamos em 1969. Em 1972/73 é promovido à 3ª Categoria Nacional, chegando à 1ª logo em 1975.
Em 1982 subiu a internacional onde se manteve até 1992.
Arbitrou mais de 5o jogos internacionais, estando presente nos Campeonatos Europeus de Selecções em 1988 (Alemanha) e 1992 (Suécia). Foi precisamente neste Europeu que se despediu dos relvados num jogo que opôs a Inglaterra à selecção da casa.
Francisco Lobo, Joaquim Rosa, José Manuel, José Balsinham Carlos Vidonho, João de Sousa, Arnaldo Aguiar, Joaquim Madeira, Veiga Trigo, António Nascimento, Marcolino Batista e António José foram os árbitros auxiliares que o acompanharam.

3 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Unknown disse...

Eu sou um grande fa desta grande figura
do futebol portugues que faz falta muinto ao futebol portugues eu sou arbitro aqui na alemanha e conheco este grande Senhor

Unknown disse...

eu queria contatos com o senhor rosa santos