Iniciou pouco passava das 9 horas da manhã quando no Fórum Municpal de Castro Verde foi dado o pontapé de saída para um dia recheado de oferta formativa para todos os Árbitros do distrito.
Após a intervenção do presidente do CA, José Soeiro, toda a comitiva seguiu para o Estádio Municipal 25 de Abril onde foram ministrados vários exercícios práticos onde todos os árbitros munidos de cartões e bandeirolas foram aprendendo e aperfeiçoando a sua técnica sob supervisão de Albano Filaho, Manuel Custódio, José Teodósio, Carlos Nilha, Jorge Fontes, Paias Gaspar (convidado vindo da A.F.Évora), entre outros. Duas horas de exercícios úteis onde foram simuladas situações de jogo, comunicação entre a equipa de arbitragem, diagonal e movimentação do árbitro, etc.
Ao meio dia e de volta ao Fórum o Dr. Melo e Silva, Presidente do Concelho de Disciplina, teve o seu tempo de antena onde fez questão de dialogar com os árbitros sobre preenchimento de relatórios, decisões sobre castigos e multas e regulamentos a cumprir.
Confidenciou também o seu desejo e do Presidente da Direcção da AFB, Dr. Fernando Dionísio, de travar o uso de expressões vernáculos e grosseiras, que infelizmente são usadas vezes sem conta nos Campos de Futebol.
Das 13h às 15h seguiu-se o Almoço no Restaurante "Sol Posto".
Às 15h Albano Fialho deu uma aula com o tema "Ãlterações ás Leis de Jogo e Instruções", onde relembrou também alguns erros cometidos na última época.
Ás 16h foi a vez de Dinis Gorjão dar uma aula sobre "Protecção de Jogadores", onde foram discutidas as melhores maneiras de combater o uso de braços e cotovelos pelos jogadores, como travar os agarrões nas áreas de grande penalidade, como analisar os tackles e também enumerados vários casos de faltas à distância.
Às 17h Manuel Custódio deu a conhecer o novo Relatório que tem como nota máxima 30 pontos, uma das novidades para 2007/08.
Por volta das 18h José Soeiro e João Crujo entregaram os diplomas aos árbitros que concluíram o curso de Futebol 11 em Fevereiro.
José Soeiro fechou o dia com o seu discurso habitual, no arranque de mais uma época, "no intuito de que seja mais uma época de ouro para as hostes bejenses", baseada em "seriedade e trabalho de forma a garantir a continuação de boas prestações das equipas de arbitragem bejenses".
Estiveram presentes neste dia cerca de 70 pessoas.
segunda-feira, 10 de setembro de 2007
Acção de Formação do CA da AFB em Castro Verde
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário