Luís Miguel das Neves Lameira, Tesoureiro da Direcção do NAFAN e árbitro de 3ª Categoria, este Bejense completou ontem 37 anos. Embora com um dia de atraso...
Luís Lameira está de parabéns!
O presidente da Liga de Clubes falou hoje sobre a recente polémica em torno da arbitragem. Hermínio Loureiro aproveitou ainda para salientar que está sempre disponível para ouvir e trabalhar com todos os clubes.
Já são conhecidos os árbitros que vão dirigir, no dia 4 de Outubro, os jogos de Sp. Braga, Belenenses, Paços de Ferreira e União de Leiria relativos à segunda mão da primeira eliminatória da Taça UEFA.
In A Bola (www.abola.pt)
A Comissão de Arbitragem da Liga nomeou hoje Pedro Henriques para dirigir o «derby» de Lisboa entre Benfica e Sporting, agendado para o próximo sábado no Estádio da Luz.

O árbitro explica que a decisão “foi tomada pela equipa de arbitragem” e que ele “enquanto chefe dessa equipa” é quem deve “assumir o erro cometido”. Duarte Gomes sublinha que o erro faz parte do futebol e que com este gesto pretende também demonstrar que “é tempo de todo os intervenientes do jogo perceberem que não somos seres infalíveis e estamos em campo durante 90 minutos a tomar dezenas de decisões em fracções de segundo”. Esta decisão, que levou à marcação de uma grande penalidade a favor do Sport Lisboa e Benfica, “pelo momento do jogo em que aconteceu e pelas características da competição, teve consequências que fazem com que pese ainda mais sobre a equipa de arbitragem”.
Do quadro de 12 árbitros que fazem parte dos que, segundo Vítor Pereira, presidente da Comissão de Arbitragem da Liga, estão em condições de apitar jogos de risco elevado, apenas três não estão disponíveis para dirigir o Benfica-Sporting: Duarte Gomes, Bruno Paixão e Paulo Costa. No entanto, o lote de prováveis nomeados está reduzido a seis nomes, dos quais se destacam os de Olegário Benquerença, por ser árbitro
"top class", e de Pedro Henriques, pelo consenso que reúne. Os outros disponíveis são os setubalenses João Ferreira e Lucílio Baptista e os portuenses Paulo Paraty e Jorge Sousa. Em relação ao dérbi do Porto, são três os internacionais que, por terem arbitrado as duas equipas nas duas últimas jornadas, não podem ser nomeados: Paulo Costa, Benquerença e Lucílio Baptista. Também Xistra, por ter estado ontem no Fátima-FC Porto, não pode ser incluído no lote de nomeáveis. Se se confirmar a tendência de designar árbitros do Porto, Jorge Sousa e Paulo Paraty são, naturalmente, os candidatos.

A UEFA terminou com uma polémica antiga ao recomendar que as equipas não coloquem a bola fora quando há um jogador lesionado no relvado.
Na foto Dinis Gorjão, Luís Estrela (Presidente da Direcção do NAFAB na altura) e Daniel Lança. Esta foto remonta a Agosto de 2005.

Foto de 4 elementos da família Vieira, com tradição na arbitragem. Já com 3 anos podemos agora conferir as mudanças desde então:




